10.4.09
Sorvete, cerveja e carteado. Uma receita de longevidade.
Estávamos em Santa Tereza (RS) numa tarde quente de domingo. Localizada num vale, a cidadezinha fervia. Enquanto eu fotografava o lugar, passou um garoto tomando um sorvete. Onde você comprou a casquinha? - perguntei. Ele sinalizou logo abaixo a Lancheria do Alemão. E lá fomos nós.
Não sei se vou conseguir descrever o lugar, mas quando chegamos fui tomada de uma sensação que era um misto de admiração, curiosidade, estranheza e um certo constrangimento. Tudo isso porque lá estavam, nada mais nada menos, que cerca de 35 senhores, na maior parte já passando dos 60 anos, todos jogando cartas e tomando cerveja. Eu era a única mulher do local, de bermudas e sandalinha, totalmente deslocada do cenário.
Entramos e enquanto pedíamos os sorvetes, eu saquei a câmera fotográfica e fiz questão de, discretamente, registrar a cena. No balcão, vários senhores batendo bapo, cada qual com sua própria garrafa de cerveja à frente. Ao fundo, cartazes de mulheres gostosonas, times de futebol e convites para eventos da comunidade. Nas mesas, grupos jogando cartas e também saboreando cada qual sua loira gelada. Apesar da curiosidade mútua (minha e deles em relação àquela turista inesperada), todos continuaram o jogo.
Sentamos numa mesa próxima à janela para tomar o sorvete e curtir aquela maravilha. Do lado de fora, uma cancha de bocha, onde outros homens jogavam.
Me lembrei do Grupo de Idosos que funciona no município onde trabalho e pensei: quem precisa de grupo de idosos num lugar desses? Era bonito de ver aquelas cabeças brancas concentradas no baralho, enquanto conversavam. Sobre o que conversariam? Eu estava por demais concentrada nas minhas reflexões para lamber conversa, mas suponho que discutissem política, futebol...
E as mulheres? - pensei? Deduzi que estariam em casa, como convém às rainhas do lar: fazendo pão, encerando a casa, passando roupa ou fofocando com a vizinha sobre o capítulo da novela. Mais tarde, conversando com a dona de um antigo armazém, soubemos que era isso mesmo. Na Lancheria do Alemão, a tarde de sábado é dos homens e a tarde de domingo é das famílias.
Depois do sorvete pedi um refrigerante, só para prolongar um pouquinho mais aquele momento e fazer mais umas fotos. Ah, e a propósito: o sorvete era ótimo. Se um dia você passar por lá, dê uma paradinha na Lancheria do Alemão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- ÁLBUNS DE FOTOS (10)
- ARTE CEMITERIAL (3)
- COTIDIANO (7)
- CURIOSIDADES (2)
- DIÁRIOS DE BORDO (13)
- DIVULGAÇÃO (2)
- FELINOS (7)
- LI E GOSTEI (3)
- LUGARES ESPECIAIS (7)
- MEUS VÍDEOS (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário