14.9.09

Tchau, Piuí! ( 1990 – 2009)


Tchau, Piuí! ( 1990 – 2009)

Hoje a Piuí se foi, depois de 19 anos dedicando sua vidinha de gata a essa humana aqui. Todos que a conheceram gostavam dela. E mesmo aqueles que nunca chegaram a vê-la pessoalmente, ou a viram por foto ou ouviram falar. E sempre perguntavam por ela.
Piuí era uma marca registrada em minha vida, assim como o Niti, que se foi há exatos dois meses. Ela não suportou a separação, depois de tantos anos de vida em comum.
Agora que ela também partiu, ficou um vazio na casa, mas muitas lembranças de dias felizes.
Muita gente foi querida, cuidadosa e bacana com a Piuí e com o Niti. E a muitos eu quero agradecer.
À Nélida e ao Rogério, as pessoas na casa de quem a Piuí nasceu, que me deram ela de presente e compartilharam de pertinho os primeiros dias e meses e anos da vida dela comigo.
A meu pai, in memoriam, que a levou para o hospital quando ela foi castrada.
A minha vó Nair, in memoriam, na casa de quem ela ficava quando eu saía de férias.
A minha mãe, que tantas e tantas vezes veio aqui cuidar dela quando eu viajava.
Ao Aldomar, que também a adotou e deu colo, carinho e cuidado, assim como o Lê, a Tati e a Mari.
Às minha amigas e amigos queridos, Denize, Marilda, Marinelli, Mirta, Lelé, Cíntia, Rosane, Xexéu, Nico e em especial à Miriam Mundis, que também é veterinária e tantas vezes veio aqui cuidar dela e do Niti quando eu viajava. E ao Ricardo Conti, que mesmo alérgico a gatos nunca deixou de me visitar.
Ao meu querido amigo Sérgio, que adora gatos como eu e sempre ofereceu ajuda quando precisei.
Aos queridos colegas e amigos Marquerita, Isa, Luciano e Mariana, que sempre perguntavam pela Piuí e me apoiaram nos dias em que fui trabalhar preocupada.
À Cleuza Zigler e à Didi, que ficaram aqui com eles quando eu viajava.
À Beatriz da Agrovet, que durante anos e anos trouxe ela mesma a ração deles aqui em casa.
À equipe do Pet Lab pelo atendimento afetuoso e gentil que sempre nos deram. Em especial aos veterinários Márcia Regina Cordeiro e Ricardo Luís Grün, que com paciência e coragem atenderam o Niti e enfrentaram a ferinha selvagem em que a Piuí se tornava quando precisava coletar sangue.
Ao Grupo da Gataria, do Yahoo, e em especial à Claudia Porto, que chamava a Piuí de “a velha senhora”.
Por fim, um super agradecimento à Veterinária Homeopata, Susana Nodari, que há 12 anos cuidava tanto da Piuí quanto do Niti, com uma disponibilidade e atenção incomparáveis. Graças à Susana eles puderam ter uma vida de qualidade e viver tanto tempo, mesmo com a insuficiência renal há vários anos. Não dá para falar do que foi a vida da Piuí e do Niti sem a Susana Nodari.
Agora, a vida continua. Piuí e Niti são parte da minha história, mas sem dúvida novos gatinhos virão um dia desses. Cada qual no seu tempo.

Silvana B. Morandi, 14 de setembro de 2009.

8 comentários:

Apparecida disse...

Silvana
Fiquei muito comovida com tudo que discorreste sobre a passagem da Piui na tua vida. Dezenove anos na companhia de um ser como ela e mais o Niti não são pouca coisa de horas de amor, carinho e presença.
Como não sabemos de onde a gente veio e nem para onde se vai, e nunca iremos saber, pois esse é o dilema dos humanos, gostaria de pensar que há outra dimensão em que humanos continuam convivendo com seus animaizinhos. Nesse caso o Niti teria chegado antes a esse lugar (essa era a vez dele) e já teria pego uma parte do território , mas também gostaria de pensar que eles estão sentados aos pés da Vó Nair que adorava gatos.
De qualquer modo nossos afetos, humanos ou não, continuam presentes no nosso cotidiano, pelas lembranças , pela música , pela imagens ou seja lá de modo que for.
Eu gostava muito deles , com minha singularidade, que nem sempre é percebida.
Um beijo e aguardo novos gatinhos.
Apparecida

Luciano Loguercio disse...

Meus sentimentos Silvana,
imagino como devas estar se sentindo. Mas como disseste, eles tiveram boa vida e longa também. Fica a saudade e ficam as boas lembranças. Isto é o que vale, e que bom poder ter este afeto pelos bichos. Só quem tem um bichinho para saber. Temos um amor muito grande pela nossa cadelinha vira-lata ex de rua "Guria". Ela é demais também. Vi as fotos dos teus gatos e eles são lindos. Devem estar juntos novamente aprontando por aí.
Abraço, Luciano Loguercio.

Fafa disse...

Aparecida,



Sei bem o que ela esta sentindo, porque por mais que a sociedade queira nos moldar para considerarmos as pessoas superiores aos demais animais, quem convive com um bichinho sabe que temos muito mais a aprender com eles do que o contrário.

E o sentimento que fica de vazio e saudade quando eles partem é exatamente o mesmo de qualquer outro familiar ou amigo.

Mas como as meninas dizem (a Bruna e a Aline) – Não fica triste eles estão no céu com a Vovó Marilisa, com o Vovô Lauro, ...

Diz para a Silvana que estamos mandando um beijinho para ela, com muito carinho.



Fafa

Susana Rodrigues disse...

Queridona.


Sei muito bem o que estás sentindo.
Esta situação, eu tenho certeza de que devo passar porque meus 2 bichinhos
são muito parceiros e eu e o André estávamos falando disso. Que quando um for,
o outro vai logo após.
Eu estou muito triste por ti.
Mas força. O que é bom que a gente leva disso são as lembranças.
Infelizmente faz parte.
A gente sabe que isso vai acontecer um dia, mas nunca a gente está preparada para isso.


Pra mim, esta situação é horrível. Passa um filme na minha cabeça.
Mas vamo que vamo.

Márcia Lisboa disse...

oi guria,
lamento...é mesmo uma sensação de ´ciclo que se encerra´ quando temos este tipo de perda.

beijo, tudo de bom

marcia

MARQUERITA MARTINS disse...

Querida AMIGA!!!

Fiquei emocionada ao ler as tuas palavras (tu sabes que tenho facilidade para isto), acredito que este amor que tu tens pelos animais se estende também as pessoas que tu convives, e este teu depoimento é uma prova disto. Que DEUS te conserve sempre esta pessoa iluminada e com um grande coração. Tu mereceste a presença de teus animaizinhos por todo este tempo, pois garanto que a tua presença foi um privilégio à eles.

Muitos beijos!!!

Marquerita

LELÉ disse...

Querida amiga te mando minha solidariedade e carinho pela Piuí e meu apoio.Fiquei muito contente com a tua exposição parabens.Tenho aula na terça feira,mas tentarei comparecer.Mando uma foto da Petunia que deve muito a ti ,na decisão de permanecermos com ela.
Beijos da Lelé.

Jana disse...

Olá Silvana, fiquei muito comovida com este post e espero que a dor já tenha amenizado...sei que a saudade fica...já passei por isso duas vezes...
Estou atrás do contato com a Dra. Miriam Mundis...estou com problemas sérios com meus filhotes (gatos) e ouvi dizer que ela é especialista em felinos...acontece que todos os telefone que encontro na internet dela, estão desativados ou errados...
Tens como me passar qualquer contato...pode até ser um e-mail que ela costume ler ou o telefone da clinica dela...
Desde já agradeço.

abraço...

Jana
jana_trabalhando@yahoo.com.br