15.1.08

A CAMINHO DE SÃO JOAQUIM

A idéia de chegar até São Francisco do Sul, em S.Catarina, indo por Vacaria, São Joaquim Urubici, foi ótima. Estradas muito mais vazias e tranqüilas, exceto por alguns argentinos apressadinhos, uns poucos caminhões e rurais willys caindo aos pedaços no caminho. Seu Arnaldo* não liga. Seu Arnaldo é do tipo motora consciente, vai devagar, a passeio, cumpre direitinho as regras de trânsito e não esquenta com tumultos de argentinos querendo passar na frente. SEu Arnaldo vai a 80.
Mas mesmo na vida do seu Arnaldo um dia acontecem coisas fora da rotina. No caminho para São Joaquim, a gente pega um retão, estrada vazia, sem viva alma pela frente. Uma vista linda! E seu Arnaldo se distraiu. Não foi uma distração das grandes, nada disso. Mas foi o suficiente para o Seu Guarda da Polícia Rodoviária parar o carro.
- Documentos!
- Sim, senhor, um instantinho.
Eu, a co-piloto que não sabe dirigir mas é ótima num palpite, peguei ligeiro os documentos no porta luvas.
O Seu Guarda foi lá atrás, conferiu a placa. Voltou, cara feia:
- Pra onde o senhor tá indo?
- São Joaquim.
- E o Sr. conhece a estrada?
- Não senhor.
- Mas ler o senhor sabe, né? E sabe ler as placas! O senhor sabe a velocidade dessa estrada?
- Sim, senhor, é 80, eu passei um pouquinho, né, devia estar a uns 90...
- É! E o senhor sabe o que podia acontecer? Eu podia lhe multar!!! Mas vou dar uma chance... O senhor se cuide, a partir de agora a estrada tá cheia de curva. O senhor vai direito, vai aproveitar o passeio e chegar lá! Senão pode ser muito pior do que pegar uma multa!! Pode ir!
- Sim, senhor. Obrigado!!
Gente, que mijada! Eu não via uma cena dessas desde que que era criança no colégio! Isso é que é fazer valer a autoridade! A gente estranha porque não tá acostumada mais com isso, autoridade é coisa em desuso, fazer cumprir lei mais ainda... Agora: pergunta se fazem isso com os argentinos aporrinhando no caminho? O motora consciente, que anda sempre na linha, mal aproveita um pouquinho o retaõ pra relaxar e apressar só um pouquinho, se rala. Porque não tem isso naquela maldita BR 101??? É a pergunta que o seu Arnaldo ficou fazendo...
* (Seu Arnaldo é o personagem que eu inventei de brincadeira).




Posted by Picasa

Nenhum comentário: