22.1.08

NOMES DE BARCO

A viagem a S. Francisco do Sul - SC, despertou meu interesse para barcos e, em especial, para os nomes que dão a eles. Para dizer a verdade, eu nunca havia reparado o quanto são curiosos e algumas vezes divertidos os nomes de barcos. Fui fazer uma rápida pesquisa e fiquei sabendo que eles em geral se inspiram em temas: o próprio mar (Ocean), religião ou nomes de santo, nomes de seres marinhos (Orca), nomes mitológicos (Netuno), nomes de ventos (Brisa), nomes de astros (Jupiter), mas principalmente nomes que fazem referência a uma mulher, como se ao lhe dar o nome, esta lhe fizesse companhia na solidão do mar. Uma graciosa canoa que vi chamava-se "Atrevida". Reparei também que a sofisticação do nome parece acompanhar o preço do barco em alguns casos e que os estrangeirismos conferem ao proprietário de um pequeno barquinho a sensação de uma importância maior. E às vezes o estrangeirismo vem com uma divertida ortografia abrasileirada: "Spaic"!
Na minha pesquisa soube também que dá azar mudar o nome de um barco, portanto é bom que o dono pense bem antes da escolha...
A propósito do tema, visitei o Museu do Mar em S. Francisco do Sul e recomendo para quem se interessa por navegação, embarcações e histórias do mar. É a maior coleção de embarcações brasileiras e tem miniaturas e reproduções de barcos do mundo inteiro, contanto toda a história da navegação no mundo. Realmente interessante, num prédio lindo, amplo, reformado especialmente para abrigar o museu.
Clique em NOMES DE BARCOS, álbum com uma coletânea de barcos que iniciei.

Um comentário:

Nero disse...

Spaic foi ótimo!
Se não me engano o barco com o qual Amyr cruzou o Atlântico é IAT e não Paraty.