30.9.08

Sobre os Fractais




A propósito da exposição " A Natureza e a Sombra Sintética - Vídeos e Fractais", que tal a gente saber um pouquinho sobre o que são os fractais?


Há muitas definições, mas o cara que inventou o termo chama-se
Benoît Mandelbrot , um famoso matemático contemporâneo cuja obra clássica é "Objetos Fractais".
A palavra fractal vem do latim "Fractus" e significa irregular ou quebrado. Fractal, um fragmento.
Googleando a palavra, vamos entrar num site de Portugal que vai nos ensinar o seguinte:

" Os fractais são formas geométricas abstractas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objectos e aqueles encontrados na natureza.
Um fractal é gerado a partir de uma fórmula matemática, muitas vezes simples, mas que aplicada de forma iterativa, produz resultados fascinantes e impressionantes. Existem duas categorias de fractais: os geométricos, que repetem continuamente um modelo padrão e os aleatórios, que são feitos através dos computadores."

O floco de neve é um fractal, cuja forma é chamada de auto semelhante. Isto quer dizer que uma parte dela é semelhante a toda a figura. O Triângulo de Sierpinsky, que foi descoberto por um matemático chamado Waclav Sierpinsky , é um exemplo de fractal auto semelhante. É a figura que vemos acima.
Quer saber mais? Vá bisbilhotar o site que eu visitei: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/
"A Geometria dos Fractais não é apenas um capítulo da Matemática, mas também
uma forma de ajudar os Homens a verem o mesmo velho Mundo diferentemente"
Benoît Mandelbrot

Nenhum comentário: