27.1.08

Água Para Elefantes

O título "Água para Elefantes" é uma referência ao livro de Sara Gruen, que relata em forma de romance a história dos circos americanos. Trata-se de uma narrativa comovente, fundamentada em fatos reais pesquisados pela autora e conta a história de um homem que viveu muitos anos no circo, naquele tempo em que os circos viajavam de trem.

Ainda tocada pela leitura do livro, me deparei com a chegada de um circo em S. Francisco do Sul. Não resisti à tentação de ver de perto. Hoje, os circos estão em plena decadência e pobreza. Vi um cãozinho amarrado dentro do porta malas de um dos treilers e uma avestruz presa um cercado em pleno sol, o que confirma nos bastidores o que já sabemos: circos maltratam animais. Vi cãezinhos recém nascidos e quando me encantei por eles uma senhora gorda sugeriu que eu os levasse comigo, visivelmente ansiosa para se livrar deles. Um dos filhotes era pretinho com pernas muito curtas e não pude deixar de pensar que ele parecia um anãozinho de circo...
Não tive coragem de puxar papo com a mulher. Seria uma trapezista? Domadora? Não há encantos nem fantasias nos bastidores pobres de um circo chamado Reality. Apenas realidade mesmo.



Posted by Picasa

Um comentário:

palavradigital disse...

Sensacional! Belíssima crônica! E ainda que torcendo o nariz para o mau trato dos animais, impressiona que mesmo depois do cinema, da televisão e até da internet o circo continue vivo, ainda a que duras penas.
Parabéns pelo registro e pela capacidade de síntese.